Serviços In Company
Um dos principais serviços da CJE são os projetos In-Company, serviços de longa duração, nos quais suprimos as mais variadas demandas dos nossos clientes, de maneira personalizada. Esses projetos permitem que os membros desenvolvam na prática habilidades técnicas e soft skills necessários para o mercado de trabalho, além de conhecer de perto grandes instituições.

Clube de Investimentos CJE-FF
A CJE é a única empresa júnior do Brasil que possibilita a seus membros da gestão ativa de um portfólio real de ativos de renda fixa, ações, derivativos e BDRs de ETF. Diante da gestão desse, nossos membros realizam equity researches e análises de conjuntura político econômica no Comitê de Investimentos, composto por reuniões semanais com professores, convidados e investidores. Esse portfólio recebe passos periódicos em que os consultores da CJE aumentam ou diminuem a exposição em algum ativo com base em estudos prévios.
QUEM PARTICIPOU

"A oportunidade de coordenar o mais antigo e importante projeto da CJE se encontra completamente fora das expectativas de uma graduação comum na FGV. O Comitê de Investimentos proporciona a todos os seus membros uma curva única de aprendizado, na qual colocamos em prática e exercitamos todas as habilidades requeridas no mercado de trabalho, desde as mais técnicas até as soft skills. Contando com análises semanais de diversos ativos financeiros, juntamente a um acompanhamento de todos os setores por cada membro, o Comitê garante, ao lado de importantes profissionais e professores, uma experiência real de uma Asset."
Carolina Lunardelli
Coordenadora em 2023.1
QUEM PARTICIPOU

"A experiência de fazer parte do CJE-FF é uma dádiva na graduação. Estar em contato semanal com um portfólio de quase 3 milhões de reais, discutindo decisões com investidores profissionais e professores de excelência da FGV, permite aos membros da CJE ter uma experiência de ser um profissional na área de Asset Management, ainda na graduação. Participar da reunião do Comitê de Investimentos, onde discutimos o CJE FF, me permitiu entender a dinâmica de funcionamento de diversos ativos financeiros, como BDRs e ETFs, estruturar estratégias de derivativos, aplicar metodologias de avaliação de riscos e analisar e realizar análises aplicadas sobre títulos públicos."
Beatriz Fadoa
Economista chefe do Comitê em 2021.1
QUEM PARTICIPOU

“Minha experiência como coordenador do Comitê de Investimentos foi uma oportunidade única de preparação para o mercado de trabalho. Além de acompanhar o portfólio real do nosso clube de investimentos e realizar estudos sobre diversas classes de ativos do mercado, tenho a oportunidade de desenvolver habilidades de liderança, gestão e comunicação através da organização e apresentação do Comitê . Aliado a isso, tenho contato direto com pessoas de renome do mercado, como o professor Paulo Tenani e o investidor Caio Villares.”
Maurício Kropp
Coordenador do projeto em 2021.1

B3
O projeto da B3, 5ª maior bolsa de valores do mundo, é um dos mais antigos da CJE. Em seu início em 2014, o projeto desenvolveu um enfoque na análise quantitativa de dados como monitoramento de ativos financeiros e correlacionados a Derivativos, Fundo, Bolsa de Valores e Cripto Ativos. Em segundo momento o projeto passou a ter um enfoque no estudo de assuntos relacionados a liquidez e métodos de formadores de mercado, com o intuito de auxiliar no processo de tomada de decisão da empresa. Os consultores alocados no projeto têm reuniões com membros da B3 e são expostos logo na graduação a maior instituição de mercado financeiro do país.
QUEM PARTICIPOU

"O projeto da B3 é uma oportunidade única e incomparável de contato com uma das principais empresas do Brasil, amplamente reconhecida dentro do mercado financeiro. Dentro de nossas atividades, consegui aprofundar em tópicos relevantes ao core business da companhia, discutindo semanalmente conceitos e questões técnicas em um nível elevado com profissionais destacados em suas respectivas áreas, como métodos de Formação de Mercado e Provisão de Liquidez. Tudo isso, aliada à capacitação em soft skills como aprimoramento de pesquisa e trabalho em equipe, torna o projeto da B3 uma experiência muito agregadora tanto no nível técnico, quanto no profissional."
João Guilherme Jaca
Coordenador em 2023.1
QUEM PARTICIPOU

"Estudei metodologias de avaliação de programas de formador de mercado com a B3, fazendo reuniões mensais com o time de liquidez deles e o superintendente da área. Acredito que seja um tema bem interessante, uma vez que formadores de mercados impactam diretamente todos os aspectos do mercado de capitais e poucas pessoas entendem a fundo como funcionam essas ferramentas, no projeto aprendi bastante sobre o tema que ainda é muito subdesenvolvido no Brasil, além de ter a oportunidade de desenvolver minha capacidade de apresentação, conheci pessoas dentro da B3 que tem enorme conhecimento sobre o tema."
Yuri Lustosa
Coordenador do Projeto em 2022.2
QUEM PARTICIPOU

"Participar do projeto da B3 é com certeza um turn around na vida de qualquer estudante. Desde o primeiro dia de projeto já somos expostos a algumas realidades do mercado de trabalho, aprendendo a nos relacionar com o cliente, atender demandas e nos encaixar na cultura. Durante essa experiência única da CJE, acredito ter adquirido tanto soft quanto hard skills que serão diferenciais para trilhar meu desenvolvimento enquanto pessoa e profissional"
Giovanna Sá
Membra do projeto em 2021.1

Pragma
A Pragma Patrimônio é uma equipe independente de gestão de recursos focada em aconselhar um seleto grupo de famílias e fundações na gestão de seus portfólios financeiros. Em seu projeto com a CJE são estudados mercados inovadores da economia ou fenômenos de diversos setores, entendendo seu funcionamento, perspectivas e tendências. Como exemplo, já foram analisados os segmentos de veículos elétricos, telemedicina, cybersecurity e fenômenos como a inflação médica.
QUEM PARTICIPOU

“Antes de ingressar no projeto da Pragma, nunca imaginaria que a curva de aprendizagem seria tão íngreme. Ao longo de 3 meses, realizamos uma análise completa acerca de um setor inovador e promissor, sempre acompanhados de profissionais que já estudam e entendem deste setor. Além disso, também faz parte do escopo do projeto a seleção e avaliação de empresas que consideramos relevantes e que possuem potencial de valorização, fornecendo insumos valiosos para a equipe da Pragma. Todo este desenvolvimento de “hard skills” vem acompanhado de um profundo aprendizado de como se portar perante clientes e do que o mercado financeiro espera. Dessa forma, o projeto se configura como uma experiência ímpar para alunos de graduação, e que só existe dentro da CJE.”
Vinícius Marques
Coordenador do projeto em 2021.1
QUEM PARTICIPOU

"O principal diferencial que o projeto da Pragma teve na minha vida foi poder trabalhar com uma equipe de profissionais tão qualificada como a deles. Estive no projeto por 10 meses e neste tempo tive a oportunidade de conversar com muitos profissionais de excelência que nos ensinaram muito. Além disso, o projeto em si é de muita valia e temos exposição a atividades que a graduação regular nunca nos daria, sendo possível adquirir habilidades técnicas totalmente novas e fundamentais para entrar no mercado, assim, o aprendizado prático de pesquisa é inigualável"
Eduardo Messina
Coordenador do projeto em 2020.2

LVI Capital
Iniciado em 2022, o projeto realizado em parceria com a LVI Capital contempla duas frentes de atuação: Asset e M&A. A frente de Asset consiste no acompanhamento, por parte dos membros, do portfólio atual de investimentos e no estudo para realização de novas alocações. Nela, os membros analisam diferentes tipos de classes de ativos, como renda fixa, equities, fundos de previdência e de investimento. Também estão inseridos na gestão imobiliária da carteira, realizando modelagens financeiras das propriedades e acompanhando os indicadores do segmento. Já na frente de M&A, os membros acompanham transações reais da LVI, realizando serviços de valuation, buyers list e análise de transações passadas. Ambas as frentes trazem o uso de ferramentas como Bloomberg, Excel, Economatica e Factset, além de outras habilidades técnicas como a própria análise de ativos e modelagem. Ademais, os membros têm a oportunidade de mostrarem suas habilidades a profissionais já inseridos no mercado financeiro, aproximando-os, ainda mais, do mercado de trabalho.
QUEM PARTICIPOU

"Desde o meu ingresso na CJE, sempre tive muito interesse pela área de Investment Banking devido às diversas oportunidades que ela proporciona. Com isso, decidi entrar no projeto da LVI Capital na frente de M&A e entender, na prática, como funciona a área. Ao longo de 6 meses, realizamos uma análise setorial no setor de materiais básicos e uma busca minuciosa de possíveis empresas que pudessem proporcionar um M&A vertical. Além disso, tivemos a oportunidade de realizar um project finance e de auxiliar em estratégias de Hedge. Diante disso, sempre buscamos aprender e desenvolver conhecimentos técnicos e isso é acompanhado de um valioso aprendizado de como se portar e se relacionar com o cliente. Dessa forma, o projeto garante uma experiência única aos alunos da graduação e que só é possível graças a CJE."
Heitor Rizzardo
Coordenador em 2023.1
QUEM PARTICIPOU

"Ao entrar na CJE, com as primeiras aulas do ciclo, logo me interessei pelos tópicos relacionados a asset management. Assim, procurei de início os projetos que mais me aproximavam do aprendizado necessário para seguir a carreira nessa área, me encontrando na divisão de asset da LVI. Durante 6 meses, eu e o restante dos consultores alocados realizamos otimização de carteiras, screening de novos investimentos e até mesmo modelagem financeira em real estate, aprendendo na prática conceitos-chave para uma carreira de sucesso no mercado. O principal ponto é que todo esse desenvolvimento foi acompanhado semanalmente por um profissional que passou por diversas áreas no mercado financeiro e detém o CFA - uma das certificações mais reconhecidas. Por fim, além do vasto arcabouço teórico e ferramental, também tivemos que aprender a lidar com o cliente, trazendo ainda o desenvolvimento de soft skills. Considero uma experiência profissional completa, já na graduação."
Bruno Rocha
Membro em 2022.2

Grupo Ibrame
O projeto é feito em parceria com o Grupo Ibrame - empresa responsável pela fabricação e comercialização de ligas de alumínio e cobre, os membros puderam imergir no universo de fábricas de metais não ferrosos - algo inédito na CJE FGV. O projeto conta com duas frentes, sendo a primeira responsável pela padronização dos Demonstrativos Financeiros da empresa, com o intuito de facilitar e tornar mais estratégica a análise de seus clientes, além da criação de um rating interno para classificar esses clientes de acordo com certas variáveis escolhidas pelos consultores, como risco de inadimplência. A segunda, além da apresentação e do envio do “Spoiler Macro” exclusivo ao Grupo, analisa semanalmente o cenário das commodities, principalmente petróleo, ouro, minério de ferro, cobre, alumínio, molibdênio e zinco, além de contar, também, com o estudo dos principais fatores que afetam as cotações, como o câmbio, e as notícias mais recentes que permeiam o mercado.
QUEM PARTICIPOU

“Ingressar no projeto Ibrame foi essencial para me mostrar o quão diferente é a realidade frente o que aprendemos na faculdade. Empresas terão diversos modos de operar e apresentar seus balanços, diferentemente do padrão que estamos acostumados. Visando estabelecer um ranking do risco de crédito da carteira de clientes, essas discrepâncias não poderiam existir. Assim, iniciamos o projeto criando uma base a ser utilizada por todos os balanços recebidos pela empresa, além de definir os índices que usaríamos para analisar o desempenho financeiro das mesmas. Ter a oportunidade de criar algo que nós acreditássemos ser o mais eficiente para uma empresa real englobar os balanços de seus diversificados clientes, foi algo que só me vejo tendo na CJE. A autonomia que ganhamos com nossos projetos é excepcional e um diferencial na vida e mercado de trabalho.”
Anna Flávia Bono
Coordenadora do projeto em 2022.2
Vamos trabalhar juntos?
Você conversará com um de nossos consultores para entendermos exatamente qual a sua necessidade.
ENTRAR EM CONTATO