Resumo do Noticiário Semanal – 07/11

Moro se filia ao Podemos e prepara terreno para candidatura 

No dia 10/11, o ex-ministro e juiz, Sérgio Moro, realizou a sua filiação ao Podemos, pequeno no Congresso. A entrada de Moro no tabuleiro eleitoral promete acirrar ainda mais a disputa por um espaço na chamada 3ª via, podendo retirar votos dos principais postulantes até então. Em seu discurso, Moro tentou se desvincular do rótulo de que somente tem uma bandeira, o combate à corrupção, e abordou temas como crescimento econômico, desigualdade, saúde pública, educação, economia verde e pandemia.

Evergrande paga parte de suas dívidas e mercados reagem positivamente

A Evergrande, segunda maior incorporadora imobiliária da China, enfrentou, nesta quarta-feira (10), um dos seus maiores testes para a liquidação de suas obrigações monetárias. Para essa semana, a companhia deveria efetuar o pagamento de três títulos de dívida, totalizando US$ 148,1 milhões. Nesse sentido, foi informado que dois desses compromissos foram arcados, fazendo com que a empresa evitasse o calote. 

Essa notícia causou um impacto positivo nos mercados mundiais, com o minério de ferro registrando um crescimento de 6,8%. Essa alta reflete um alívio para o setor de mineração que, desde o início da crise, vem sofrendo com a redução das importações de minérios e commodities pela China.

Ações da Tesla caem fortemente com enquete em Twitter do bilionário Elon Musk

O CEO da Tesla fez uma enquete em seu Twitter pessoal, perguntando aos seus seguidores se deveria vender 10% de suas ações e 57,9% dos respondentes votaram que sim. O mercado recebeu essa notícia de forma muito negativa e as ações da empresa caíram 4,8% na segunda-feira, 11,99% na terça, recuperaram 4,17% na quarta e voltaram a cair 2,06% na quinta. Musk levantou essa questão pois se tem discutido nos EUA a ideia de taxar ganhos não realizados, muitos acreditam de se tratar de evasão fiscal. Todavia, o mercado desconfia, principalmente porque seu irmão vendeu 109 milhões de dólares em ações apenas um dia antes da enquete. Portanto, é provável que SEC (similar à CVM brasileira) multe ou noticie Musk.

Câmara aprova a PEC dos Precatórios 

            No dia 09/11, a Câmara dos Deputados aprovou, em 2° turno, a chamada PEC dos Precatórios, que autoriza o Governo Federal a parcelar uma parte das suas dívidas judiciais, como também altera o mecanismo de reajuste do teto de gastos, que passa a ter a inflação de janeiro a dezembro como indexador. Com isso, Bolsonaro consegue liberar quase R$ 100 bilhões no teto de gastos, de tal forma que esse dinheiro seja usado para pagar o Auxílio Brasil, o aumento do fundão eleitoral, obras parlamentares e o auxílio-diesel. Essa manobra foi vista como mais uma tentativa do Planalto para aumentar a popularidade do presidente e tentar viabilizá-lo nas eleições do ano que vem, mesmo que isso signifique uma deterioração da responsabilidade fiscal, elevação da curva de juros e escalada inflacionária.

Vamos trabalhar juntos?

Você conversará com um de nossos consultores para entendermos exatamente qual a sua necessidade.

ENTRAR EM CONTATO